Quando é necessário substituir uma válvula?

Saiba mais

Quando é necessário substituir uma válvula?

 

Mesmo com a manutenção correta e o cuidado na utilização, em alguns casos as válvulas industriais precisam ser recuperadas ou substituídas por novas. 

 

É importante entender que as válvulas possuem uma vida útil limitada. Mesmo que recebam manutenção regular e adequada, chegará um momento em que a troca será necessária para manter o funcionamento do sistema de forma eficiente e segura.

 

Os motivos para recuperação ou troca da válvula são variados, confira algumas situações:

- Incompatibilidade de material;
- Desgaste da haste da válvula;
- Quando ocorre golpe de aríete;
- Atuador com defeito;
- Pressão e temperatura excedendo os parâmetros exigidos;
- Danos no elastômero da válvula;
- Cavitação na válvula;
- Características do fluido diferentes da especificação inicial;
- Entre outros.

 

A análise de quando é necessário trocar uma válvula é feita por profissionais capacitados, que avaliam a condição e a performance da válvula. Em muitos casos, a troca é indicada quando o custo de manutenção constante começa a ultrapassar o valor de uma nova válvula ou quando os riscos de segurança se tornam maiores.

  

Alguns dos sinais que podem indicar a necessidade de troca de uma válvula são: vazamentos frequentes, falhas na operação, consumo excessivo de energia elétrica, corrosão, entupimentos, instabilidade no controle do fluxo ou na pressão, ruídos ou vibrações. Para efetuar a troca de uma válvula, é importante que a equipe técnica tenha conhecimento sobre os diferentes modelos e tipos de válvulas existentes, bem como suas aplicações e características específicas. É necessário também que haja planejamento para a substituição, com interrupções mínimas no processo produtivo, e que a nova válvula seja compatível com as demais peças do sistema.

 

A FlowVal conta com uma equipe especializada de consultores técnicos preparados para identificar e auxiliar nas melhores soluções para o seu processo.

 

Para mais informações, entre em contato com nossos especialistas:

 

(31)3390-6100



Gostou? compartilhe!