Atuadores elétricos x atuadores pneumáticos

Saiba mais

Atuadores elétricos x atuadores pneumáticos

 

Qualidade e funcionalidade são fatores chave para garantir a melhor produtividade possível em uma indústria. Isso inclui o atuador que irá operar a válvula, e que deve ser considerado com o mesmo cuidado e qualidade que a peça em si. Existem inúmeros tipos de atuadores para válvulas e a escolha do melhor modelo vai levar em conta, não apenas a necessidade de operacionalização da válvula, mas também o local onde a estrutura está implantada.

 

Para garantir o melhor desempenho, atuadores são colocados em substituição do acionamento humano das peças. Eles são importantes em áreas de difícil acesso ou que ofereçam risco à segurança dos operadores.

 

Diferença entre um atuador de válvula elétrico e pneumático

 

Um atuador de válvula elétrico é aquele que faz uso de energia elétrica para produzir energia mecânica. Enquanto, um atuador pneumático, é um atuador operado a ar, que converte a pressão do ar em força mecânica para operar a válvula.

 

Atuadores elétricos são conhecidos por seus altos níveis de precisão, controle e eficiência energética. 

 

Os atuadores pneumáticos geralmente possuem baixo custo de componentes e manutenção mais simples.

 

Cada tecnologia tem suas vantagens e desvantagens e alguns pontos principais que podemos ressaltar entre eles são:

 

FUNÇÃO DE CONTROLE MODULANTE


Para desempenharem as funções de controle modulante, os Atuadores Pneumáticos precisam de acessórios externos como, por exemplo, Posicionador Linear ou Posicionador Rotativo. Quando instalados dentro de atmosferas explosivas, é necessário que os acessórios do atuador pneumático sejam à prova de explosão. Em contrapartida nos atuadores elétricos estes acessórios podem vir presentes internamente e, nas versões EXD (à prova de explosão), são protegidos por invólucros à prova de explosão.

 

FORÇA E VELOCIDADE

 

No que diz respeito à força e velocidade dos atuadores pneumáticos, vale a pena observar que eles oferecem mais força e velocidade por unidade de tamanho do que os atuadores elétricos. Pode-se ajustar facilmente a força e a velocidade dos atuadores pneumáticos. 

 

CUSTO DO COMPONENTE

 

Um atuador de válvula elétrico possui custos de componentes mais elevados em relação a um atuador de válvula pneumático. 

 

AQUECIMENTO

 

Devido a sua construção que pode resistir ao superaquecimento, os atuadores pneumáticos são os preferidos por muitos. Em contraste, os atuadores elétricos estão sujeitos a superaquecer, dependendo das condições às quais são submetidos.

 

UMIDADE

 

Outro ponto de diferença entre esses dois tipos de atuadores é sua resistência à umidade. Os atuadores pneumáticos são menos suscetíveis a apresentar problemas devido a presença de umidade excessiva do que os atuadores elétricos. 

 

RELAÇÃO TORQUE/PESO

 

Os atuadores pneumáticos têm uma relação torque/peso alta em comparação com os atuadores elétricos. Por isso, considere bem a carga a ser aplicada.

 

Ultimamente, a busca pelos atuadores elétricos tem aumentado devido diferença no custo ter diminuído comparado aos atuadores pneumáticos. Além disso, os atuadores elétricos têm evoluído para versões sempre mais completas, compactas e tecnológicas.

 

Precisa melhorar o desempenho de suas válvulas, bombas, atuadores e equipamentos de controle da sua indústria? Conte com nossos especialistas!

 

Temos uma equipe de consultores técnicos preparados para identificar e auxiliar nas melhores soluções para o seu processo.

 

Para mais informações, entre em contato com nossos especialistas através de um dos nossos canais.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
(31)3390-6100

 



Gostou? compartilhe!