Qual a importância dos flanges?

Saiba mais

Qual a importância dos flanges?

Qual a importância dos flanges?

 

Na indústria, o flange é sinônimo de economia e segurança. Os flanges fazem com que a tubulação funcione corretamente, pois o seu papel é justamente ligar dois componentes do sistema. Assim sua principal função é vedar a conexão para não permitir que os fluidos vazem.

 

Sendo um método de conexão para válvulas, bombas entre outros equipamentos para formar tubulações, o flange oferece fácil acesso para limpeza, inspeção ou reparos. Unidos por parafusos e montados em pares, os flanges têm prático, rápido e seguro desmonte. Essa é uma vantagem especial desse componente. 

 

 Como funcionam os flanges?

 

Geralmente os flanges são soldados ou parafusados. Assim as juntas flangeadas são feitas parafusando-se dois flanges com uma junta entre eles para formar a vedação.

 

Unidos por parafusos e montados em pares, os flanges são práticos, rápidos, e possuem seguro desmonte. Essa é uma das principais vantagens desse componente. Um flange solto, por exemplo, ajuda na adaptação de uma tubulação durante a montagem.

 

 Principais aplicações dos flanges

 

Os flanges são aplicados em tubulações, principalmente de seção transversal circular, e em sistemas que envolvem equipamentos e peças como as válvulas industriais, assim eles podem conectar inclusive peças de fabricantes diferentes.

 

 Geralmente os flanges possuem características geométricas e de resistência padronizadas por normas. Dessa forma, os flanges passam por rigorosos testes, como o mapeamento por radiografias em dutos de petrolíferas após a finalização dos tubos contínuos.

 

O flange é acoplado na terminação dos tubos seccionados, como, por exemplo, tubo de junção a um vaso de pressão, bomba, válvula ou qualquer outro equipamento.

 

Onde houver a necessidade de integração entre elementos, por meio de fixação, ocorre então a junção de tubos, isso faz com que os tubos e flanges se tornem uma única estrutura.

 

O flange é muito utilizado na automação industrial de muitos segmentos, ele pode conduzir muitos tipos de fluidos como combustíveis, vapores, gases e óleos. Além disso, os elementos podem ter diferentes temperaturas graças às normas ISO que fazem com que os fabricantes passem por rigorosos testes de pressão.

 

Modelos mais comuns de flanges

 

Atualmente existem inúmeros tipos de flanges e aplicações. Veja a seguir alguns dos tipos mais comuns do mercado.

 

Flange Cego

 

Flange cego é o modelo mais comum encontrado no mercado, não possui furo no centro sendo utilizado principalmente para extremidades de sistemas de tubulações e permite a inspeção da linha e a sua continuação futura.

 

Flange Roscado

 

O flange roscado é uma peça que garante a máxima eficiência em suas aplicações e seu alto desempenho. Além disso, possui fácil montagem, pode ser unido ao tubo sem a necessidade de solda e sua aplicação é mais indicada para médias pressões e temperatura ambiente. 

 

Flange de encaixe

 

A peça ganhou esse nome por possuir um encaixe aplicável em pequenas bitolas, que recebe a tubulação a ser soldada, utilizando somente a solda externa.

 

O flange de encaixe é unido por parafusos e montado em pares, que veda a conexão de maneira eficaz, facilitando a condução de vapores, fluidos e gases e, consequentemente, impedindo suas vazões.

 

Flange com Pescoço

 

Esse tipo de flange é projetado para transportar tensão para a tubulação, o que reduz a concentração em sua base. São conhecidos pelo seu pescoço cônico e resistência a deformações. Por sua estrutura física, é utilizado para variadas condições de pressão e temperatura. E, por essa razão, são chamados no mercado como componentes de vedação.

 

Flange Sobreposto

 

Esse é um modelo que escorrega sobre a tubulação antes de ser soldado. Funciona bem em aplicações de baixa pressão, não permitindo ligação direta com conexão tubular. Precisa de solda do lado interno e externo e suporta diversas temperaturas, mas pressão moderada.

 

Flange Solto

 

O flange solto tem grande aplicabilidade em extremidades ou pestanas, conhecidas como “stub-ends”, na qual é inviável a fixação por solda. Os flanges soltos são fixados através de parafuso, conectado em outro, por isso, o nome “soltos”, ou seja, sem solda.

 

Flange Liso

 

O tipo de flange liso tem fácil instalação, geralmente são construídos e forjados por meio de técnicas regulamentadas em padrões nacionais e algumas por normas universais, definidas pelo profissional técnico do sistema.

 

Ao fazer sua cotação ou pedido de válvulas, é muito importante que seja informado qual a distância entre os flanges (distância face a face) onde a válvula será montada e qual a norma e classe de pressão do flange em linha para assegurar que a válvula fornecida seja montada corretamente na tubulação, sem a necessidade de fazer qualquer adaptação.

 

Precisa melhorar o desempenho de suas válvulas, bombas, atuadores e equipamentos de controle da sua indústria? Conte com nossos especialistas!



Temos uma equipe de consultores técnicos preparados para identificar e auxiliar nas melhores soluções para o seu processo.


Para mais informações, entre em contato com nossos especialistas através de um dos nossos canais.


⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
(31)3390-6100



Gostou? compartilhe!